Colégio Dr. Blumenau 
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Central do aluno:

Histórico

O ano de 1808 marcou a história do Brasil com a lei do imperador Dom João VI, permitindo a concessão de terras incultas também a pessoas de outras nacionalidades que se dedicassem à atividade agrícola e ao povoamento, até então restritas aos portugueses. Com isso, criou-se um processo intenso de imigração de europeus para o Brasil, principalmente alemães e italianos.

 

Uma das primeiras preocupações dos imigrantes ao chegarem à colônia foi a educação de seus filhos, pois a instrução no Brasil ainda era precária. Acostumados a um padrão de qualidade diferenciado, os alemães se mobilizaram para resolver o problema. Na falta de uma rede escolar pública brasileira, começaram a fundar pequenos núcleos educacionais, que acabaram resultando nas mais exigentes e qualitativas escolas do país. A primeira escola no centro de Pomerode, a Escola da Comunidade Evangélica (“Gemeindeschule”), foi fundada em 1881. Em 1981, exatamente 100 anos após a sua construção, o prédio original da antiga escola, então em mão de particulares, foi demolido.

 

Em 1910, os evangélicos fundaram a primeira escola normal particular na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que, depois, foi transferida para a cidade de São Leopoldo. Era característica erguer a igreja e junto dela a escola. O resultado da preocupação dos alemães e de seus descendentes foi tanta que, em 1930, já eram 610 as escolas particulares de origem germânica no estado de Santa Catarina, a maior parte delas mantida ou auxiliada por organizações religiosas e sociais alemãs.

 

Também em Pomerode, os colonizadores alemães luteranos não fugiram à regra. Foi fundada, no ano de 1931, uma pequena escola comunitária no núcleo pomerano pertencente à cidade de Blumenau (hoje município de Pomerode). A maior parte dos educandários criados foi fechada em 1937, com o surgimento do “Estado Novo”. A Segunda Guerra Mundial também trouxe consequências para o ensino dessas escolas, pois o preconceito cultivado contra os descendentes de alemães ocasionou inúmeras injustiças. Pomerode não escapou dessa perseguição, e a pequena escola comunitária fundada em 1931 foi extinta em 1939 pelo Interventor Nereu Ramos, que a transformou numa escola estadual.

 

Entretanto, o compromisso com a educação sempre esteve presente na comunidade. Passado o tumulto provocado pelas agitações políticas brasileiras, a normalidade voltou a reinar nos núcleos de colonização germânica. A Igreja, representada pelos seus pastores, motivava as lideranças da comunidade luterana para abrir novamente uma escola.

 

Em 1954, o Pastor Gustav Schuttkus, que viera da Alemanha em 1946 a serviço da Igreja Luterana, percebendo a falta de uma escola luterana na comunidade, estimulou as senhoras da OASE - Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - a formar um pequeno jardim de infância junto à igreja, recebendo o nome de “Jardim de Infância Belém”.

 

Também em 1954, chegou a Pomerode o pastor Edgar Liesenberg, blumenauense que se formou pastor em São Leopoldo, tornando-se um batalhador incansável para buscar apoio financeiro para o colégio.

 

O primeiro grande marco do Colégio é a data de 08 de janeiro de 1957, quando a comunidade obteve autorização oficial para o funcionamento de uma escola, então denominada Escola Evangélica Rio do Testo. A escola funcionou inicialmente em algumas salas do Salão da Comunidade Evangélica Centro, com apenas duas classes: primeiro e o segundo anos primários, os quais totalizavam 31 alunos. A comunidade, orgulhosa da sua conquista, participava ativamente das atividades da escola e logo se formou uma diretoria de membros da comunidade para zelar pelas necessidades da mesma.

 

O constante progresso de Pomerode fez com que fosse criada uma comissão que deveria estudar a possibilidade de os alunos darem prosseguimento aos seus estudos sem a necessidade de se deslocar a Blumenau. O constante progresso de Pomerode fez com que fosse criada uma comissão que deveria estudar a possibilidade de os alunos darem prosseguimento aos seus estudos sem a necessidade de se deslocar a Blumenau.

 

A comissão não mediu esforços para a concretização do proposto, e o Pastor Liesenberg foi um batalhador incansável, conseguindo grande parte da verba na Alemanha.

 

Em 1964, para orgulho dos pomerodenses, foi inaugurado o Ginásio Doutor Blumenau, cujo primeiro diretor foi Wig Gelhardt. Era um grande passo na evolução do ensino das gerações jovens de Pomerode.

 

Em 1965, com a ajuda da comunidade, foi instalado o Curso Técnico de Contabilidade, oferecendo aos jovens da cidade uma nova oportunidade profissionalizante. Em 1973, o Curso Técnico em Mecânica também foi iniciado, o que demandava a necessidade de providenciar espaço para oportunizar aos alunos as aulas práticas: laboratórios de Biologia, Química, Física e Mecânica.

 

Mais uma vez, o dinâmico Pastor Liesenberg entrou em ação, conseguindo obter subsídios da Igreja Evangélica da Suécia e dos industriais locais para montar e equipar os necessários laboratórios. Também foi criado, em 1969, o primeiro “Festival de Bandas e Bandinhas”, com o objetivo de arrecadar recursos. O evento tinha apoio do Lions Clube e da Prefeitura Municipal de Pomerode. Graças ao empenho de todos, conseguiu-se ainda a ampliação de mais duas salas.

 

Em 1973, foi criado o Conjunto Educacional Doutor Blumenau (CEDB), reunindo numa só entidade o Jardim de Infância Belém, a Escola Primária Doutor Blumenau, o Ginásio Doutor Blumenau e o Colégio Comercial Doutor Blumenau, todos sob a responsabilidade do diretor Curt Klemz. Em 1976, a Escola Primária foi transferida para o prédio do Ginásio.

 

Em 1984, através de um mutirão, a Diretoria Mantenedora esforçou-se para uma construção contígua ao prédio de laboratórios, com uma área destinada para as refeições dos alunos no piso térreo. No piso superior, foi organizada uma área para a biblioteca denominada Rodolpho Pedro Schmidt. Em 1994, foi concretizado o sonho de um Ginásio de Esportes e, em 1996, foram construídas mais três salas de aula. Essas obras foram fundamentais para o desenvolvimento do Colégio, pois até 1988 a Educação Infantil ainda funcionava no espaço da antiga escola primária. Além disso, o ginásio de esportes era há tempos uma reivindicação para prática desportiva.

 

Com a nova LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira), a educação passou por transformações, consequentemente os cursos profissionalizantes passaram a não ter mais tanta procura. Com isso, a última turma dos cursos profissionalizantes do Colégio Doutor Blumenau formou-se em 1996. Essa demanda, no entanto, já fora suprida com a criação, em 1993, do curso de Educação Geral (Científico), hoje denominado Ensino Médio.

 

No ano de 2007, completados 50 anos de história e de valiosos serviços prestados no campo educacional para a cidade de Pomerode e região, a escola viveu uma nova transformação: o educandário passou a se chamar Colégio Sinodal Doutor Blumenau. A motivação para a alteração do nome deu-se por diversos fatores, entre eles destacamos o desejo de inserir a marca da Rede Sinodal, além da preocupação com o nome que anteriormente remetia muito ao município vizinho de Blumenau.

 

O Colégio é mantido pela Associação Hospitalar e Educacional de Pomerode – que é integrada pelas comunidades associadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – e, atualmente, sua direção está sob a responsabilidade da professora Karin Raduenz Hoeft.

 

Qual personagem de um livro, diretorias, alunos, pais, professores, funcionários, zeladores, merendeiras, diretores, construíram a história da escola, cada um com o seu jeito especial contribuiu e deixou a sua marca. Todos os envolvidos são gratos por essa história, e a gratidão é rendida a Deus, que sempre esteve presente nesta caminhada. Que o Senhor permita que o Colégio Sinodal Doutor Blumenau seja hoje, e também no futuro, uma luz a indicar a todos o caminho da fé, da esperança e, sobretudo, do amor.

Filosofia Educacional

Quem Somos
 
O Colégio Sinodal DOUTOR Blumenau é uma escola comunitária confessional que tem como mantenedora a Associação Hospitalar e Educacional de Pomerode - AHEP, que é integrada pelas treze comunidades associadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), estabelecidas no município de Pomerode.
 
A filosofia norteadora de todo o trabalho é fundamentada no Evangelho de Jesus Cristo, testemunhado na Bíblia e nos demais escritos confessionais. Seguem alguns dos pressupostos da Teologia Cristã-Luterana:
 
  •  O ser humano foi criado por Deus, à Sua imagem e semelhança, para viver em comunhão com Ele e uns com os outros neste mundo;
  •  O mundo foi criado por Deus e Lhe pertence;
  •  O ser humano afastou-se do Deus-Criador cultivando valores que não condizem com a missão de “administrar” a boa obra de Deus no seu mais amplo sentido, na relação homem/natureza, criatura/criador;
  • Deus tornou-se homem, em Jesus Cristo, e possibilita a reconciliação com Ele. Essa reconciliação vale para todos e em todos os tempos, até que Deus erga, em definitivo, o Seu Reino;
  • O ser humano reconciliado com Deus torna-se nova criatura e, conduzido pelo Espírito Santo, utiliza suas potencialidades possibilitando um novo relacionamento com o próximo e toda a criação.
 
O Colégio, orientado pelo Espírito Santo, é mediador desse novo relacionamento   por meio da busca do saber, do questionar, do pensar, do analisar, do criar, do decidir, que permeia a vida de cada pessoa. O Colégio Sinodal DOUTOR Blumenau visa à educação integral do ser humano buscando resgatar os valores éticos e morais, auxiliando a compreender e transformar o mundo.
 
A Rede Sinodal de Educação – Uma Escola Luterana
 
O Colégio integra a Rede Sinodal de Educação, que agrega as escolas ligadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O jeito evangélico luterano de ser baseia-se na Rosa de Lutero: um coração marcado por valores que defendem e cuidam da vida, a imagem da cruz, que supera a morte e gera sinais de paz no símbolo da rosa branca. Quando a paz está presente nas relações, o céu é experimentado na convivência e isso é uma promessa de Deus oferecida gratuitamente à humanidade. Essa paz, contudo, necessita ser construída, apreendida e vivenciada a cada amanhecer.
 
Martinho Lutero (ou Marthin Luther) viveu há cerca de 500 anos na parte leste da Alemanha. Ao mesmo tempo em que era professor de Religião na Universidade de Wittenberg, servia como pároco no campus e também na cidade de Wittenberg. Foi nessa cidade, por meio de estudos e reflexões, que Lutero passou a questionar alguns costumes da Igreja local, iniciando a Reforma Luterana.
 
Os luteranos defendem a educação. Lutero foi a primeira pessoa a defender um sistema de escola pública onde todos tivessem o direito de aprender. Além disso, conclamava (em seus sermões e escritos) os pais a levarem seus filhos à escola.
 
No Colégio DOUTOR, encorajamos os alunos a ler histórias e poesias, a cantar, a tocar um instrumento musical, a conhecer e vivenciar a fé, a aprofundar a cultura usando diferentes ferramentas, para construir uma consciência ética e solidária que permita conhecer conceitos e práticas que os motivem a se envolver no espaço escolar, na sociedade e organizações da comunidade como um membro líder, a estudar as grandiosas literaturas do mundo. Todos esses instrumentos auxiliam a entender e apreciar a criação e a vida humana mais completamente.
 
Em nosso Colégio, temos professores, coordenadores e alunos de diferentes etnias e/ou religiões. Os luteranos encaram essa diversidade como um presente de Deus a ser valorizado, através do respeito fraterno e da convivência harmoniosa.
 
Parte do ritmo de vida num Colégio Luterano é o cuidado e a preocupação com todos, pois sabemos que precisamos das outras pessoas e elas também precisam de nós.
 
A alegria também faz parte do ritmo de uma escola luterana. O mundo e nossas vidas são alegremente dados a nós por Deus como presentes preciosos que devem ser celebrados com alegria e ação de graças. Nossa alegria honra a Deus e é com o coração cheio de alegrias que nós servimos a Deus, esperando e criando oportunidades para ajudar ao próximo.
 
Esse é o tipo de convivência e atmosfera que você encontrará numa escola da Rede Sinodal de Educação. Existem, atualmente, 53 instituições sinodais no Brasil, sendo que a maioria delas encontra-se no Estado do Rio Grande do Sul. As escolas têm propostas filosóficas semelhantes, norteadas pelos princípios luteranos. Uma das marcas da Rede Sinodal de Educação, no entanto, é que cada escola mantém a sua identidade e possui autonomia para a organização geral da instituição. A Rede Sinodal de Educação possui programas de capacitação e atua como apoio, contando com um diretor executivo e uma coordenadora pedagógica. 
 
Uma Escola Filantrópica 
 
O Colégio DOUTOR é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos. Sendo filantrópica, tem a isenção de impostos e cumpre a obrigatoriedade de reverter os valores relativos a essa isenção em bolsas de estudo para alunos comprovadamente carentes. Essas atividades somente podem ser ofertadas para famílias que cumpram o exigido pela Lei nº 12.101/09 e requisitos especificados em edital próprio publicado pelo Colégio anualmente. A análise e seleção dos candidatos aptos a obter uma bolsa de estudos é realizada por uma Comissão de Gratuidade do Colégio. Atualmente, o Colégio oferece:
 
  • Bolsas de Estudo de 50% e 100%; 
  • Reforço escolar para alunos bolsistas do Colégio DOUTOR que apresentam dificuldades de aprendizagem.

     

Objetivos do Colégio

Para oferecer a educação baseada nos princípios da Rede Sinodal, o Colégio possui objetivos gerais fundamentados nos ensinamentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Para tanto, a escola propõe-se a:
 
• Viver a graça e construir a esperança;
• Valorizar a informação e dar destaque a formação;
• Desafiar à criatividade e preparar a autonomia;
• Dar oportunidade para o agir responsável e para a solidariedade;
• Educar a sensibilidade e desenvolver o respeito ao trabalho.
 
Para alcançar os objetivos gerais o Colégio possui os seguintes objetivos específicos:
 
• Ministrar uma educação integral, integrada e integrante;
• Formar o jovem para a liberdade, para a opção e para o compromisso;
• Orientar o educando a assumir uma escala de valores cristãos, na coerência e na autêntica responsabilidade;
• Auxiliar os jovens na descoberta pessoal, íntima e livre de uma consciência cristã,
• Oferecer aos alunos elementos para a aquisição de uma sabedoria de vida, capaz de propiciar-lhes condições de opção de fé, de descoberta da Igreja Cristã.
• Formar um cidadão crítico, responsável, pensante, questionador, criativo e atuante, para que possa compreender o mundo em que vivemos;
• Oportunizar momentos de reflexão e construção de conhecimento, transformando o aluno em sujeito no processo ensino – aprendizagem.
 
Atualmente o Colégio Sinodal Doutor Blumenau atende 517 alunos do Nível 01 ao Ensino Médio. As famílias são formadas por pais em situação financeira estável em sua maioria, e com formação em Ensino Superior. Valorizam a educação dos filhos e participam ativamente dos processos da escola, ressaltando expectativas quanto a qualidade de ensino. A comunidade escolar também valoriza a ênfase da formação integral pautada em valores cristãos.
 
 

Símbolo do Colégio

 

O Colégio Sinodal Doutor Blumenau é uma escola confessional e tem como símbolo um barco, que foi criado pelo Pastor Jorge T. Dieterich na década de 1980. O barco, dotado de uma vela navegando sobre as ondas é um símbolo cristão.
 
O barco é a Igreja de Jesus Cristo, que navega pelo mar deste mundo até chegar ao seu destino: a eternidade, o Reino de Deus. Nesta trajetória, pode ser açoitado pelos ventos, tempestades e vagalhões, correndo o risco de afundar. Confia, porém, na destreza, na condução do seu timoneiro Jesus Cristo. Às vezes, a calmaria não infla a vela, e a Igreja parece inerte, quase morta, sem utilidade. Por isso, a Igreja precisa implorar pelo vento do Espírito Santo, que a coloca novamente em movimento. O barco também é frágil, pequeno. Dentro dele, o pouco espaço pode suscitar atritos entre os tripulantes. Isto, porém, é perigoso. Para o bem de todos que nele se abrigam, importa que cada qual faça a sua parte, aceite os diferentes dons e concorde em viver em comunhão. Acima de tudo, porém, que se submeta à orientação do comandante, a Palavra de Deus.
 
A vela, em azul, representa o P que no grego significa a letra R. O mastro e a vela representam o Monograma de Cristo. Estas letras XP (Chr) são as primeiras letras do título que Jesus recebe, Cristo. A vela soprada pelo vento põe o barco em movimento. O vento representado na vela insuflada simboliza também o Espírito Santo. Ele é quem sopra sobre a Igreja, e sobre nós consequentemente, os seus dons para que o Evangelho seja pregado em todo o mundo.
 
O mastro, em preto, representa o X que no grego significa as letras Ch. Está representado no barco como a cruz de Cristo. Esta cruz sustenta a vela que dinamiza o barco. Mas a cruz também tem a simbologia do firmamento do amor. O braço da cruz na vertical nos fala do amor de Deus em favor dos homens. Do transcendente que se une ao imanente. Deus com os homens. O braço da cruz na horizontal nos fala do amor ao próximo. Da comunhão de uns com outros. Na cruz Jesus deu a sua vida em favor de nós pessoas pecadoras para que perdoados vivamos o amor a partir de Deus em favor do próximo.
 
A Igreja é identificada com um barco, no alto mar. O barco tem a finalidade de avançar sobre as águas. Deve estar a caminho para preencher a sua finalidade. Afinal, de que adianta um barco parado?
 
As águas formam o mar, que é o caminho por onde a Igreja percorre o mundo. Neste mundo existe toda a sorte de ondas, dificuldades e perigos e a Igreja precisa estar preparada para enfrentá-las. Assim como o barco está sempre em movimento, o Colégio Doutor também busca novos desafios e enfrentou dificuldades ao longo da sua história.

 

Rede Sinodal de Educação

Em 1986 a professora Margrit P. Schmidt assumiu a direção do Colégio, sendo que uma das suas primeiras ações foi a filiação ao departamento de educação da IECLB, atualmente denominado Rede Sinodal de Educação. A filiação proporcionou diversas melhorias, pois o corpo docente e a direção passaram a receber orientação específica para a otimização dos processos da escola, através de treinamentos e reuniões com diretores e professores de outras instituições.

A Rede Sinodal de Educação agrega aproximadamente 50 escolas luteranas, sendo que o maior número delas encontra-se no estado do Rio Grande do Sul.
 
A logomarca da Rede Sinodal de Educação tem o seguinte significado:

 


O globo simboliza o mundo, o conjunto de conhecimentos e a dimensão que deve ser atingida com horizontes abertos, sempre atualizada, acompanho a evolução.


No globo rosas estilizadas de Lutero. Este elemento identifica a relação da entidade com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O uso de várias rosas de Lutero que envolvem o globo, representa a união de todas as escolas que formam a Rede.
 
O “S”, representado de forma estilizada, é a letra inicial da palavra-chave da logomarca (SINODAL). Ele também representa um CAMINHO a seguir, que passa por toda a Rede e por fim ganha o universo, unificando todas as escolas em prol de um único objetivo: a educação.
A representação “REDE SINODAL” identifica a Rede Sinodal de Educação. Já a sigla “IECLB” representa a base da Rede que é a IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL.

 

 

Equipe Gestora

A gestão do Colégio Sinodal DOUTOR Blumenau obedece a uma hierarquia organizacional que tem na sua composição:
 
ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR E EDUCACIONAL DE POMERODE – AHEP (Mantenedora):
  • Presidente: Lothar Hansen;
  • Vice-presidente: Prof. Dr. Nelson Hein;
  • Tesoureiro: Rolf Goede;
  • Vice-Tesoureiro: Wilfrid Just;
  • Secretária: Selly E. Krueger Censi;
  • Vice-secretária: Doraci Resner;
 
Conselho de Administração Escolar do Colégio Sinodal Doutor Blumenau
 
O Conselho de Administração Escolar é formado por membros de uma das comunidades pertencentes à mantenedora tendo ou não filho estudando na instituição e tem como função principal auxiliar a Direção na administração do Colégio. O Conselho reúne-se mensalmente para deliberar sobre questões administrativas, financeiras e de planejamento geral. São membros titulares do Conselho de Administração Escolar:
  •  Presidente: Sérgio Luís Censi;
           Vice-presidente: Ivair Klotz;
  • Tesoureiro: Fabiano André Dahlke;
           Vice-Tesoureiro: Germano Schroeder;
  • Secretário: Marcos Ricardo Jenichen;
           Vice-secretária: Vivien Vanessa Volkmann.
 
Gestão Escolar:
 
  • Diretor Geral: Karin Raduenz Hoeft;
  • Coordenação Ensino Fundamental 1 (anos iniciais) e Período Integral: Joice Panoch;
  • Ensino Fundamental 2 (anos finais) e Ensino Médio: John Eder Casa;
           Auxiliar de Coordenação (EF 1 - anos iniciais): Fabiane Zimke
           Auxiliar de Coordenação (EF 2 - anos finais, EM): Rosane Bachmann
  • Coordenação Educação Infantil: Vanessa Mengarda Ramos;
  • Coordenação Administrativa: Michele Boelling;
  • Psicóloga Educacional: Raquel F. Pinheiro;
  • Contabilidade: Sérgio Carlos Hornburg;
  • Recursos Humanos: Douglas J. Schlüter;
  • Secretária Acadêmica: Jane Borchardt;
  • Pastor Escolar: Adelsir Sturzbecher.
           
ASSOCIAÇÃO DE PAIS, PROFESSORES E AMIGOS DO COLÉGIO SINODAL DOUTOR BLUMENAU- APP:
 
  • Presidente: João Ricardo Roeder;
  • Vice-presidente: Alexandro Rodrigo de Sá;
  • Tesoureiro: Aureci  Gelsleichter;
  • Vice-Tesoureiro: Ivan Kamke;
  • Secretária: Estefânia Klotz Bloedorn;
  • Vice-secretário: Mischael Douglas Ehlert;
  • Professora Representante: Joice Panoch;
  • Colaboradora Representante: Michele Boelling.

 

 

Grade curricular

  1. Ensino Fundamental 1
  • Período: Matutino e Vespertino  
  • Número de Dias Letivos Semanais: 05
  • Número de Semanas Letivas: 41
  • Duração de horas/aulas: 45 minutos
  • Carga Horária Mínima Anual para os alunos: 800 horas
  • Número de dias de efetivo trabalho escolar: 201.

 

 

Disciplinas

Séries

 

 

Linguagens

 

 

 

 

 

 

 

Língua Portuguesa

5

6

6

6

6

Língua Estrangeira: Alemão

2

2

2

2

2

Língua Estrangeira:

Inglês

2

2

2

2

2

Educação Física

3

3

3

3

3

Artes

1

1

1

1

1

Matemática

Matemática

5

6

6

5

5

Ciências da natureza

Ciências

2

3

3

3

3

Ciências humanas

Geografia/História

2

3

3

 2(Geo)

 2(His)

 2(Geo)

2(His)

Ensino

Religioso

Ensino Religioso

1

1

1

1

1

 

Música

1

1

1

1

1

Robótica

1

1

1

1

1

LIV (Lab.Intelig. Vida)

1

1

1

1

1

Totais Semanais

30

30

30

30

30

 

 

Observação: no 1º ano temos ainda duas aulas de parque, uma de informática e uma de biblioteca.

 

  1. Ensino Fundamental 2
  • Período: Matutino e Vespertino  
  • Número de Dias Letivos Semanais: 05
  • Número de Semanas Letivas: 41
  • Duração de horas/aulas: 45 minutos
  • Carga Horária Mínima Anual para os alunos: 800 horas
  • Número de dias de efetivo trabalho escolar: 201

 

 

 

Disciplinas

Séries

 

 

Base

Comum

Língua Portuguesa

6

6

5

5

 

Matemática

6

6

6

6

 

História

2

2

2

2

 

Geografia

2

2

2

2

 

Ciências

3

3

4

4

 

Educação Física

2

2

2

2

 

Parte

Diversificada

Artes

1

1

1

1

 

Língua Estrangeira: Alemão

3

3

3

3

 

Língua Estrangeira

Inglês

3

3

3

3

 

Ensino Religioso

1

1

1

1

 

Robótica

1

1

1

1

 

LIV (Lab.Intelig. Vida)

1

1

1

1

1

Totais Semanais

31

31

31

31

 

 

                   
 

                                                                                                                                               

 

*Nas quartas-feiras acontece o Culto das 9:45 às 10:30;

*Além das 3 aulas da grade, mais 2 aulas do Alemão (projeto) são ministradas no turno vespertino;

 

*Os alunos têm 1 aula de Reforço de Língua Portuguesa e de Matemática semanalmente no turno vespertino;

*Educação Física é ministrada no turno vespertino. A Turma do 7º ano terá a aula de Ed. Física na parte da manhã e 2 aulas de Matemática no turno vespertino;

* Semanalmente, os alunos que tiverem interesse e disponibilidade, terão 2 (duas) aulas para participar do Clube de Ciências e 1(uma) aula de Teatro que acontecerão nas quartas-feiras.

 

  1. Ensino Médio
  • Período: Matutino e Vespertino
  • Número de Dias Letivos Semanais: 05
  • Número de Semanas Letivas: 41
  • Duração de horas/aulas: 45 minutos
  • Número de dias de efetivo trabalho escolar: 201

 

 

Disciplinas

Nº Aulas Semanais

Totais Horas/Aula

1º série

2º série

3º série

Linguagem Códigos e suas Tecnologias

Português

5

5

6

512

Artes

1

1

1

96

Educação Física

2

2

2

192

Língua Alemão

2

2

2

192

Língua Espanhol

2

2

2

192

Língua Inglesa

3

3

3

288

Ciências da

 Natureza,

Matemática e suas

Tecnologias

Matemática

5

5

5

480

Física

4

4

4

384

Química

4

4

4

384

Biologia

4

4

4

384

Ciências

Humanas e suas

Tecnologias

História

3

3

3

288

Geografia

3

3

3

288

Filosofia

1

1

1

96

Sociologia

1

1

1

96

LIV (Laboratório Inteligência de Vida)

1

1

1

96

Total (Final)

41

41

42

3.968

  

*Aulas de Laboratório de Química. Toda sexta das 15:45 às 17:15;

*No 3º ano a disciplina de Espanhol será ainda ministrada de forma dividida com a disciplina de Alemão; Além das 2 aulas da grade, os alunos têm mais 3 aulas do Alemão (projeto) que são ministradas no turno vespertino;

*Para o 3º ano, em OPV, será ministrado o projeto “OAB vai à Escola” com carga horária de aproximadamente 12 aulas distribuídas ao longo do 1º semestre.

 

Espaço Fisíco

Complexo Esportivo
 
Para as aulas de Educação Física e, de um modo geral, para as práticas educativas, desportivas, recreativas e culturais, a escola dispõe de um complexo esportivo constituído por ginásio de esportes; área para prática de atletismo; quadra de tênis; quadra de futebol e voleibol de areia; área para ginástica; área para tênis de mesa, sala para xadrez, espaço para prática de artes marciais, sala de balé e danças.
 
Auditório
 
A escola possui um auditório com a capacidade para abrigar, aproximadamente 250 pessoas. O espaço é usado para realizar solenidades, meditações semanais, festividades, momentos cívicos, apresentações artísticas (coral, dança, teatro e entre outras) presentes no dia a dia da escola. 
 
Almoxarifado
 
É o espaço destinado para o controle e distribuição de materiais de expediente utilizados pela comunidade escolar. Nesse setor, também funciona a central de cópias.
 
Biblioteca
 
A Biblioteca é de uso exclusivo dos alunos, familiares, professores e funcionários da escola. O seu objetivo é selecionar e disponibilizar informações, incentivar o gosto pela leitura e auxiliar na realização das pesquisas escolares por meio de livros, jornais, revistas, enciclopédias e computadores. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. 
 
Laboratórios
 
Dispomos de laboratórios de Biologia/Ciências, Química, Informática, Robótica e Matemática, equipados e atualizados.
 
Refeitório
 
A escola oferece, GRATUITAMENTE , merenda para todos os alunos, tanto no turno matutino como no vespertino em dias de aulas regulares. Os alunos do Período Integral, professores e funcionários têm a possibilidade de almoçar na escola. O cardápio, elaborado mensalmente por um nutricionista, é diversificado e balanceado, conforme instruções nutricionais que atendem às necessidades das crianças e dos adolescentes recomendados pela Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
 
Cantina
 
Os alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio DOUTOR têm à disposição uma Cantina Escolar terceirizada, com um espaço agradável para fazer seus lanches e refeições. 
 
Sala de Alemão
 
Somos uma DSD Schule – Deutsches Sprachdiplom, ZfA – Zentralstelle für das Auslandsschulwesen. Para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Colégio possui uma sala onde são ministradas as aulas de Língua Alemã. 
 
Área da Educação Infantil
 
A Educação Infantil possui seu espaço próprio dentro do Colégio com sete salas de aula, galpão coberto, banheiro masculino e feminino, refeitório e cozinha, parque infantil com diversos brinquedos, uma caixa de areia coberta, sala dos professores e sala de Coordenação.
 
Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE)
 
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade a alunos que apresentam, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente, com apresentação de laudo, considerando suas necessidades específicas.
 
Salas de Aula
 
O Colégio possui confortáveis salas de aulas e todas são climatizadas. As salas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio são equipadas com aparelho de multimídia com acesso à internet.
 
 
 

 



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